Criar e instalar um certificado SSL auto-assinado no IIS

Utilizar certificado SSL hoje não é uma opção. Os navegadores modernos estão aumentando as restrições para conteúdos HTTP.
Pode parecer apenas um detalhe, mas desenvolver utilizando HTTP no ambiente local e enviar seu código para um servidor com certificado SSL pode gerar algumas dores de cabeça.
O ideal é ter o ambiente de desenvolvimento o mais próximo possível (em termos de configuração) do ambiente de produção, dessa forma, você evita o famoso jargão “na minha máquina funciona”.

Configurar um certificado SSL no IIS é muito simples e toma apenas alguns minutos. Basta seguir os passos abaixo:

No powershell (como administrador) digitar a seguinte linha de comando:

Não esqueça de colocar o endereço local.meusite.com.br no arquivos hosts do Windows.

Em seguida busque por “Gerenciar certificados de usuário” no menu iniciar

Após a execução do comando o certificado vai ser gerado na pasta Autoridades de Certificação Intermediárias. Localize o certificado criado:

Busque pelo certificado local.meusite.com.br e copie e cole em “Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis > Certificados”

No IIS clique no site que deseja configurar o certificado em seguida clique em “Associações”. Na janela que abrir clique em adicionar, selecione https, coloque o endereço local.meusite.com.br. O certificado criado vai aparecer no dropdown “Cerficado SSL”.
Selecione o certificado criado “MeuSite” e clique em OK.

Pronto! Seu site está com um certificado SSL configurado e você não vai receber a mensagem de certificado inválido.

Esse procedimento funciona somente para o ambiente de desenvolvimento local, então você ainda vai ter o custo de comprar um certificado digital para o seu site. Não ache fazendo esse procedimento em seu servidor de produção irá funcionar.

Precisei também fazer uma configuração extra ao trabalhar com uma aplicação AngularJS. É necessário executar o comando dessa forma: ng serve –ssl –ssl-key ./ssl/server.key –ssl-cert ./ssl/server.crt
O procedimento para gerar o arquivo key e crt siga o procedimento descrito neste post https://medium.com/@rubenvermeulen/running-angular-cli-over-https-with-a-trusted-certificate-4a0d5f92747a